Tocar guitarra é um exercício físico e mental. Um hobby prazeroso para quem gosta de desafios, de treinar o cérebro/técnica ou apenas pelo prazer de tocar o bom e velho rock´n roll.
No entanto, tocar um instrumento não é simples, é algo que requer prática, treino, ou seja, dedicação. Então, para dar o star nas suas habilidades de Led Zeppelin, Keith Richards ou quem sabe… de Tony Lommi, segue algumas dicas básicas para iniciantes.
- Alguns alunos supõem que acertar a nota é mais importante do que o ritmo/tempo. O ritmo é tão ou mais importante do que acertar as notas.
- Na hora de se apresentar, existe uma regra geral para quem gosta de tocar alto: “se você pode fazer, por favor, faça, mas se você não pode, por favor, não faça”. Há poucas coisas mais irritantes do que ouvir um novato tocar alto.
- Pedais de efeito são divertidos, mas não pense que eles vão melhorar sua forma de tocar. Quando o iniciante está em fase de aprendizagem, nem mesmo o amplificador é tão importante. Contanto que você possa ouvir a si próprio, não se preocupe em ter um amplificador ou pedais top de linha, invista primeiro no seu instrumento. Se puder, é claro.
- A regra para comprar a primeira guitarra é: duplique o valor que você acha que gastaria. Além do mais, é preferível que o iniciante compre uma guitarra usada para poupar dinheiro. O cheirinho de um instrumento novo, realmente, é muito agradável, porém, no início não sabemos direito qual instrumento vai se encaixar melhor com nosso perfil, por isso o instrumento usado é a melhor maneira para ajudar-nos a adquirir experiência e conhecermos melhor os modelos e marcas.
- Não tente aprender riffs na velocidade máxima. Memorizar requer repetição lenta. Acostume-se com riffs repetitivos, treine-os devagar e cada vez mais, até que se tornem automáticos.
- Não use todos os dedos. Por exemplo, usar 3 dedos para tocar um acorde D aberto quando ele pode ser tocado com 2. Movendo uma mão inteira quando se pode, simplesmente, mover os dedos é desperdiço de movimento.
- Toque na frente das pessoas o mais rápido possível. Aprender a corrigir e se recuperar de um erro em uma situação ao vivo é uma lição valiosa. Sempre certifique-se de que você está segurando guitarra e palheta corretamente.
- Tenha certeza de que você está ouvindo todas as notas claramente, sem vibrações, silenciadores ou trail-offs. Não pressione demais a corda, sempre use o toque mais leve possível. Algunsguitarristas se esforçam de forma demasiada para isto. A tensão é seu inimigo, esteja relaxado na hora de tocar.
- Aprenda a tocar suas músicas preferidas e sempre termine uma sessão de treinos tocando algo que te divirta.
- Se uma técnica não parece possível ou não faz sentido para você, tente uma abordagem diferente para o problema. Peça a opinião de pessoas diferentes, deve haver uma solução simples e óbvia. Se você está tendo aulas, o professor deve ser capaz de sugerir várias abordagens alternativas.
Saiba aceitar o nível em que vc está, não queira tocar como o "Kiko Loureiro" se vc não estudou como ele !!!!!
ResponderExcluir