Trocar captadores é algo que pode transformar sua velha guitarra em uma potente máquina de timbres alucinantes. A idéia é boa e o custo é baixo. Quer saber mais? Leia abaixo.
1 – Porque trocar os captadores da sua guitarra?
O captador é a alma da guitarra, com a troca, você consegue um belo upgrade no instrumento, além de customiza-lo para o seu gosto. Veja matéria. Clique.
2 – Qualquer guitarra vale a pena a troca dos captadores?
Com certeza, com bons captadores você consegue uma excelente melhora de som em qualquer instrumento, só atente para escolher os captadores corretos para o seu estilo musical e instrumento. Veja matéria. Clique.
3 – O que são captadores single-coil, humbuckers, etc?
Os captadores single-coil possuem uma única bobina, são originais de guitarras como as stratos e astelecaster, possuem um timbre mais brilhante e um chiado característico.
Um outro exemplo de singles são os P90, que em termos de timbre ficam quase que entre um single de strato e um humbucker. Ou seja, são mais encorpados e mais “fechados” que um single tradicional, porém menos encorpados e mais brilhantes que um humbucker.
Os humbuckers foram projetados para eliminar o ruídos, em contrapartida possuem um timbre mais gordo e grave. Existem ainda os humbuckers em formato de single, com características parecidas com um humbucker, porém com um timbre mais magro.
4 – Para trocar os captadores preciso trocar toda a parte elétrica também?
Se estiver tudo funcionando bem e os componentes forem adequados aos captadores que você ira colocar, não ha necessidade de substituição Por exemplo, se sua guitarra já possui bons potenciômetros de 250K e você irá instalar captadores single-coil, não há porquê trocá-los, porém se os potenciômetros desta guitarra fossem de 500K, aí a troca seria recomendável.
5 – Posso misturar captadores em alnico com captadores cerâmicos em uma mesma guitarra?
Isso depende da guitarra e dos captadores envolvidos:
- Guitarras com 2 captadores não há problemas.
- Guitarras com 3 captadores single-coil não há problemas.
- Guitarras HSS ou HSH:
Neste caso deve-se analisar os captadores: Os singles em alnico são os mais vulneráveis, portanto se eles ficarem próximos de um humbucker de imã cerâmico (especialmente se for um HB de 3 imas cerâmicos), pode sim ocorrer uma perda de magnetização do single.
Por exemplo: Um set HSS com um Intruder na ponte e 2 Custom Alnico Blues (meio e braço), o problema poderia ocorrer somente no single do meio.
Esta é a grande vantagem da troca dos captadores: a possibilidade de escolher os captadores certos para o seu gosto musical.
6 – Caso meu captador em alnico perder magnetismo, isso é reversível?
Com certeza, basta remagnetizá-lo que ele voltará ao normal. Porém como para fazer isso é necessário um magnetizador, o ideal é contatar o fabricante dos pickups.
7 – Qual a diferença entre imãs em alnico e imãs cerâmicos?
Captadores com imãs em alnico tendem a ter um timbre mais limpo, definido e cristalino. Existem vários tipos de alnico, sendo que os mais utilizados em captadores são os de alnico 2 (mais macio) e 5 (mais brilhante e forte). Os imãs em alnico são os mais utilizados em captadores “vintage”.
Já captadores com imãs cerâmicos tendem a ter mais ataque e ganho. Geralmente possuem também mais corpo e agudos. Mas isso não é uma regra, visto que há muitos outros componentes no captador que influem no timbre.
O grande lance do captador é o projeto, ou seja, como é feita a interação de todas as variáveis a fim de se chegar a um determinado resultado.
8 – Posso escolher captadores específicos para meu estilo?
Esta é a grande vantagem da troca dos captadores: a possibilidade de escolher os captadores certos para o seu gosto musical. Veja pergunta 1.
9 – Captadores P90 servem em guitarras com furacão para humbucker?
Não, o tamanho de um P90 é diferente do de um humbucker. Porém existem opções de P90 tamanho humbucker, como o Fat Boy, da Malagoli.
Neste caso, você consegue um timbre de P90 em sua guitarra com furação humbucker, sem precisar de qualquer alteração.
10 – Como é feito o processo para evitar microfonias no captador?
Este processo é chamado de parafinamento. Trata-se de um “banho de parafina” onde os espaços entre os fios da bobina e as partes do captador serão preenchidas com uma mistura de parafina e cera, evitando que vibrem e, com isso, a microfonia.
Como o processo é feito com parafina quente, recomendo procurar alguém capacitado para o serviço, a fim de evitar acidentes.
11 – Eu mesmo posso fazer a instalação dos captadores?
Se você tiver familiaridade com um soldador, a troca é muito fácil. Caso contrário, consulte um luthier de confiança. Outra opção são os circuitos solderless, onde você faz a instalação de qualquer captador sem soldas.
12 – Qual a diferença entre captadores de um e quatro condutores?
Esta pergunta diz respeito a Captadores duplos, uma vez que os singles possuem sempre 2: um positivo e um terra.
Os humbuckers de um condutor já são ligados em série, ou seja, as duas bobinas estão sempre ligadas. Portanto o condutor deste captador é o positivo e a malha que o envolve é o terra.
Com 4 condutores (fora a malha) o captador pode ser ligado em série, porém permite também outras opções de ligações, como paralelo, mudança de fase e splitar as bobinas. Existem ainda Captadores com 3 condutores, onde se tem o positivo, o terra e um terceiro que se refere à junção das 2 bobinas, a fim de splitá-las
13 – Qual é a ligação que devo utilizar em meus captadores humbuckers, série ou paralelo?
A ligação padrão, utilizada originalmente nas Les Paul e em todas as demais guitarras é em série. A ligação em paralelo geralmente é utilizada como uma opção a mais, com seu acionamento através de uma chave série/paralelo.
A ligação em série resulta em um timbre cheio, forte e encorpado, já em paralelo o som fica mais magro e brilhante.
14 – Se fizer a ligação do captador errada, ele queima?
Não, o máximo que pode ocorrer é o captador não funcionar, mas ele não estará danificado, bastará liga-lo corretamente e tudo se resolverá.
Muito bom!
ResponderExcluir