quinta-feira, 20 de junho de 2013

Qual pedaleira de guitarra comprar para iniciantes?


Para você que quer comprar sua primeira pedaleira ou é iniciante, temos duas coisas no momento que são importantes de se ter conhecimento:
1- O BÁSICO:
Um guitarrista precisa dos “efeitos” básicos numa pedaleira para emitir os efeitos clássicos que a guitarra pode proporcionar, como:
  • distorção” (para fazer base de rock e solos),
  • chorus” (para fazer dedilhados em acompanhamentos) e
  • delay” (efeito que repete as notas; você coloca um pouco para dar uma ‘encorpada’ no som da guitarra).
E outros efeitos que são tão importantes quanto:
  • compressor” (alguns vem com “sustain” – para dar uma continuidade sonora nos solos e o compressor evita picos de volume nas bases),
  • equalizer” (para equalizar grave, médio, agudo),
  • reverb” (simula ambiências, dando profundidade ao som) e
  • outros para bases dedilhadas ou para dar efeitos especiais, como “flanger” e “phaser“.
2- Facilidade de ir de um banco de efeitos para o outro:
Na hora que você estiver tocando, você precisa que a sua pedaleira te ajude a passar de um efeito para o outro, senão fica complicado para o guitarrista.
A troca deve ser fácil e os pads (controles que você pisa para selecionar o efeito) devem ser bem acessíveis, confortáveis e com resposta rápida para pisar.
Geralmente, as pedaleiras mais comuns são as que possuem  dois pads e as que possuem quatro pads de seleção de bancos de efeitos.
Pedaleira para guitarra com dois pads
Pedaleira para guitarra com dois “pads”
As pedaleiras de apenas dois pads funcionam assim: geralmente a pedaleira possui alguns bancos de efeitos que podem ser editados pelo usuário e outros que já procedem gravados de fábrica.  Cada banco de efeito grava nele vários efeitos e mixa eles, tipo distorção + chorus + sustain, por exemplo. Você pode fazer essa mistura personalizada e gravar em um banco.
Os bancos são geralmente identificados por letras e/ou números (bank 01, bank 02, etc). A identificação do banco aparece numa telinha de cristal líquido das pedaleiras (veja no exemplo acima o banco A0 – A zero).
Então, funciona assim: a pedaleira possui dois pads,  um esquerdo e um direito. Se você está no banco 10, por exemplo, e quer chegar no banco 20, tem que apertar opad da direita várias vezes até chegar no banco 20. Ou se quer ir para o banco 01, aí tem que pisar no pad da esquerda até chegar nele. Certo?
Essa é uma das desvantagens das pedaleiras de apenas dois pads: se eu estou tocando na minha banda e estou usando o banco 10 na minha pedaleira de dois pads, por exemplo, imagine quantas vezes eu tenho que pisar pra chegar no banco 30… ?! Bastante né…
Pra resolver isso, gravamos próximos os bancos que mais utilizamos, para na hora de tocar pisarmos o menos possível.
Em vista disso,  as que geralmente vem com 4 pads facilitam a acessibilidade aos efeitos.

Pedaleira para guitarra com quatro “pads” de acesso aos bancos de efeito

3 comentários: