segunda-feira, 17 de junho de 2013

Guia básico: Como microfonar sua guitarra




Sempre que faço vídeo analisando um equipamento, recebo várias perguntas sobre os detalhes técnicos que envolvem a produção do mesmo, porém a grande maioria quer saber como foi gravado a guitarra. Baseado nisso, resolvi escrever esse texto com algumas dicas sobre gravação de guitarra microfonada, que a forma que mais utilizo, porém, antes devemos conhecer mesmo que basicamente, qual a diferençaentre microfones dinâmicos e condensadores:

Microfones dinâmicos


Também chamados de microfones duros, os microfones dinâmicos são baseados numa bobina móvel acoplada à membrana.
Contam com um espectro de frequência limitado, e são bem resistentes, suportando altos volumes como:amplificadores de guitarra, baixo e caixas de bateria. Outra característica, é que eles captam melhor quando a fonte sonora se encontra próxima à membrana, por isso são muito utilizados em home studio sem tratamento acústico. Um dos mais usados e conhecidos pra essa aplicação é o Shure SM 57, e é o que mais uso nas gravações dos meus vídeos.

Microfones condensadores

Com um espectro de frequência bem mais amplo que os microfones dinâmicos, os condensadores são bem mais sensíveis, e necessitam ser alimentados pela corrente elétrica vinda do sistema chamado “phantom power”, presente em muitas mesas de som e interfaces de áudio, que os alimenta com uma corrente de 48 V através do próprio cabo de áudio. Por serem mais sensíveis que os dinâmicos, geralmente são mais usados para captar vozes e instrumentos com sons de média ou pouca intensidade, desde que num ambiente tratado acusticamente. Alguns modelos apresentam uma chave atenuadora de ganho pra situações onde a fonte sonora tenha muito volume.

Posição, ângulo e distância do microfone

Na hora de microfonar o amplificador, devemos levar em consideração algumas variáveis, como: posição, ângulo e distância, pois esses fatores influenciam de maneira crucial na sonoridade captada pelo microfone.
Num amplificador de guitarra, o alto-falante se comporta como um instrumento, com características de timbre variadas. Encontramos diferentes características com relação à resposta de frequência, quando escutamos de um ângulo ou distância diferentes.
Seguindo esse raciocínio abaixo veremos as formas mais clássicas de se gravar usando um microfone dinâmico como o Shure SM 57. Lembrando que não existem regras quanto a isso, e a experimentação é muito bem vinda. O primeiro passo é ajustar o amplificador de acordo com a resposta de frequência da sala e também de acordo com a música/estilo que irá gravar, após isso é que devemos nos preocupar com a microfonação. Agora vamos à microfonação:

On-axis (Close Miking)

Nessa posição o microfone é apontado diretamente para o centro do alto falante, a uma distância de mais ou menos cinco centímetros. Esta posição minimiza realimentações e vazamentos, e é excelente pra quem não tem uma sala devidamente tratada. O resultado é um timbre mais ríspido e agudo. Uma dica para obter variações tonais, é movimentar o microfone levemente para a direita, para a esquerda ou para cima e para baixo, até conseguir o som desejado. Outro ponto importante de ser observado, é que se o gabinete tiver mais de um alto falante, vale a pena testar qual soa melhor antes de gravar.

Off-axis

Essa posição gera um timbre mais leve ou suave, e o microfone deve ser posicionado próximo a borda do alto falante, podendo ser angulado em 22 graus (half-off-axis) ou 45 graus (off-axis). Também vale a pena movimentar o microfone para os lados ou para cima e para baixo até achar o melhor posicionamento.

Classic (Open Miking)

Aqui o microfone é posicionado aproximadamente a 25 centímetros do alto falante, e adiciona mais profundidade e ambiência ao som da guitarra. O segredo é encontrar a distância na qual a ambiência captada seja natural e não interfira na definição e articulação das notas, assim usar um reverb não será necessário.
Não deixe de conferir o vídeo acima, que demonstra de forma sucinta e clara o que foi falado até aqui.








Um comentário:

  1. Muito bom o artigo! Posso replicá-lo em um fórum de guitarristas? Se possível, darei o devido crédito, assim como postarei também um link para cá.

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